Vulcão dos Capelinhos
A visita ao Vulcão dos Capelinhos é uma experiência marcante. A paisagem formada pela erupção que aconteceu em 1957 / 1958 remete-nos a uma viagem à lua ou a Marte. Contrastando com a imagem tradicional dos campos verdejantes dos Açores, a visão do Vulcão e de toda a envolvência é marcada pela aridez e pelos tons negros das cinzas vulcânicas.
Inserido no complexo vulcânico do Capelo, na Ponta dos Capelinhos, foi este o último vulcão com erupção, sendo as suas consequências ainda hoje bem visíveis, uma delas o aumento do próprio território em cerca de 2,50 km2 com a solidificação da lava que ficou acima do nível do mar.
Este é um lugar que nos convoca para o momento da sua criação. A cada instante imaginamos as forças titânicas envolvidas na erupção, ainda tão presente, sentindo o eco do vulcão que, surgido no meio do mar, há 60 anos atrás, cresceu e ligou-se à ilha, acrescentando um novo pedaço de terra ao Faial.
Durante a visita poderá:
- Contemplar o Vulcão e a Paisagem a partir da zona em redor do Farol, que sobreviveu à erupção
- Visitar a região da antiga Aldeia Baleeira que foi soterrada pelo Vulcão, seguindo o Circuito Interpretativo – Caminhos dos Baleeiros
- Percorrer uma pequena parte do Trilho dos 10 Vulcões, que atravessa a paisagem árida do Vulcão dos Capelinhos
- Visitar o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos
- Subir ao Farol e apreciar a vista panorâmica deste lugar
- Visitar o Porto do Comprido e, se for Verão, dar um mergulho nas águas límpidas deste antigo porto baleeiro
Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos
É o centro de interpretação ambiental mais visitado dos Açores. Tem caráter informativo, didáctico e científico, dispondo de um conjunto de exposições, com especial destaque para a vulcanologia, onde aborda a erupção do Vulcão dos Capelinhos, a formação do arquipélago dos Açores, os diversos tipos de atividade vulcânica no mundo. Lugar ainda para uma exposição sobre a riqueza e diversidade arquitectónica dos faróis açorianos e para uma grande colecção de rochas e minerais.
Foi nomeado pelo European Museum Forum, para a categoria de melhor museu da Europa, no ano de 2012.
O edifício encontra-se soterrado, de modo a não interferir com a paisagem pré-existente, permitindo desfrutar desta recente paisagem vulcânica originada pela erupção de 1957/58. Para além de um conjunto de exposições, o Centro dispõe de um auditório e de um café. No final da visita, aproveite para subir pelas escadas de caracol até ao cimo do Farol. Lá do alto poderá desfrutar de uma vista única para toda a zona envolvente do Vulcão.