Morro de Castelo Branco - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Morro de Castelo Branco

Morro de Castelo Branco

A Reserva Natural do Morro de Castelo Branco é um dos principais pontos de visitação da Ilha do Faial, tanto pela beleza da paisagem como pelas suas características geológicas e pela fauna e flora presente no local.

A Reserva Natural do Morro de Castelo Branco é uma formação vulcânica e área de proteção da natureza, classificada como zona especial de conservação, inscrita na Rede Natura 2000, localizada na freguesia de Castelo Branco. Esta reserva é constituída pela formação geológica denominada Morro de Castelo Branco, resultante de uma erupção vulcânica costeira que ocorreu aproximadamente há cerca de 30 mil anos, tendo uma área total de 138 ha.

Este local, pelas suas características e isolamento, é muito procurado pelas aves marinhas que aqui vêem nidificar. Entre elas encontra-se o cagarro (Calonectris diomedea), que entre os meses de Março e Outubro se deslocam para os Açores para se reproduzir, o garajau-comum (Sterna hirundo) e o frulho (Puffinus assimilis baroli) (saiba mais em birdwatching). Também encontrará no local vegetação endémica como a urze e a mais rara Azorina Vidalii.

Este é um ótimo lugar para uma caminhada breve na natureza, piqueniques, contemplação e birdwatching. O acesso pode ser feito de carro (havendo uma zona de estacionamento no limite da reserva, ponto a partir do qual começa o percurso pedestre em direcção ao Moro) ou pelo trilho circular PRC5FAI.

Vulcão dos Capelinhos Cidade da Horta