Em Família - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Em Família

Ilhas, vulcões, florestas, praias, baleias, barcos e navegadores… A Ilha do Faial está repleta de elementos que povoam a imaginação das crianças e despertam as memórias e emoções dos mais crescidos. É um lugar fantástico para passar tempo juntos e realizar atividades em família.

10 experiências em família no Faial

Observar Baleias e Golfinhos

Esta é uma experiência marcante em qualquer idade. Desbravar o Oceano Atlântico em busca de Golfinhos, Baleias, Tartarugas e Aves Marinhas é sem dúvidas uma aventura inesquecível. Aos pais mais zelosos: não se preocupem, a atividade é regulamentada e cumpre todas as normas de segurança. Recomendamos que levem água, protetor solar e um lanche leve, principalmente para as crianças.

Visitar o Vulcão dos Capelinhos e o seu Centro de Interpretação

Temos a certeza que um sorriso ansioso irá surgir no rosto de cada criança quando contarem que irão visitar um vulcão. Numa paisagem singular, que nos remete a outro planeta, poderão encontrar o mais recente pedaço do território de Portugal, formado pela erupção do vulcão em 1957/58, há pouco mais de 60 anos. Não percam também a oportunidade de visitar o Centro de Interpretação (o mais visitado dos Açores) e de subir ao cimo do Farol para observar a incrível paisagem.

Visitar a Fábrica da Baleia

Este museu desperta a imaginação e espírito aventureiro de toda a família. A Fábrica da Baleia mantém-se como um dos melhores exemplares da extinta indústria baleeira açoriana, essencial para a compreensão histórica, económica e social dessa actividade na região. Para além disso, é um importante lugar de sensibilização ambiental, mostrando a riqueza e a importância da conservação ambiental dos oceanos. Sem dúvida uma experiência com diversão, história e conhecimento para todos.

Explorar os Parques Florestais

São 3 os parques florestais do Faial com experiências divertidas e relaxantes para toda a família: piqueniques e churrascos, playground com baloiços e escorregas, trilhos, miradouros e muito espaço na natureza para dar asas à brincadeira.

Fazer snorkeling

No Faial há vários locais seguros para se descobrir o fundo mar e a vida marinha costeira. Poderão realizar a atividade de forma autónoma ou, para uma experiência mais completa, recomendamos a realização de uma tour de snorkeling com uma empresa especializada. Para além do equipamento e do acesso a lugares lindíssimos e menos conhecidos, poderá descobrir mais sobre os nossos mares e as espécies que os habitam. Uma experiência relaxante e enriquecedora para toda a família.

Tomar banhos nas piscinas naturais

Durante o Verão muitas famílias procuram piscinas naturais para banhos de mar. Lugares como as piscinas do Varadouro ou a Poça da Rainha oferecem infraestruturas, segurança e diversão para todos.

Brincar num parque infantil

Todas as crianças precisam de brincar! Na Ilha do Faial existem parques infantis em várias freguesias, onde poderá ir com as crianças para um momento de diversão. Se estiverem perto da cidade, aproveitem para visitar o Parque Vitorino Nemésio (Parque da Alagoa). Aqui as crianças poderão brincar no Barco Gigante e os adultos poderão deitar-se à sombra de uma árvore. Depois poderão percorrer os caminhos do parque, apreciando uma perspectiva panorâmica sobre a baía da Horta.

Visitar outras Ilhas

Atravessar o canal para visitar as outras ilhas do Triângulo é uma atividade muito divertida e que promete entretenimento para toda a família. Visite a Ilha do Pico ou de São Jorge de ferry. Recomendamos que aluguem um carro, bicicletas ou marquem uma tour guiada com uma empresa especializada. Aproveitem cada minuto e sintam a identidade e o contraste de cada uma das três ilhas do Triângulo dos Açores.

Fazer piqueniques e churrascos em família

Aproveitem um dia na natureza para brincar, passear, jogar à bola, ler e contar histórias, descobrir a flora e a fauna local. A Ilha do Faial tem vários lugares lindíssimos e tranquilos, onde poderá fazer piqueniques e churrascos com infraestrutura de apoio. Aproveitem e descubram a riqueza e o sabor dos produtos locais.

Passear na Marina da Horta

Ver os barcos e os marinheiros a preparar a viagem, encontrar alguém com histórias para contar… Os muros e o chão da Marina da Horta estão repletos de pinturas que ilustram a aventura de cada um dos barcos que aqui passam. São milhares e milhares de pinturas com desenhos de barcos, de nomes e de rotas longínquas, muitas de voltas ao mundo. É um lugar de sonhos!