Sol & Mar: praias negras e piscinas naturais - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Mergulhe nas águas cristalinas cercadas de paisagens belíssimas

No Faial, poderá percorrer toda a ilha saltitando entre piscinas naturais, portos e belas praias de areia negra. Durante o Verão, a vida faialense é muito marcada pelo ritual da praia e dos banhos de mar.

Embora muitos locais vão ao mar banhar-se durante todo o ano, a época mais agradável é a partir de meados da Primavera até Novembro, sendo o ponto alto o período que vai de finais de Junho até meados de Outubro. O Verão no arquipélago é marcado pela presença do Anticiclone dos Açores estacionário sobre a região, originando dias calmos, quentes e húmidos. 

Nesta época, a temperatura média do ar varia entre os 20ºC e 24ºC, podendo alcançar os 28ºC/30ºC nos dias mais quentes. A temperatura do mar dos Açores nesse período é excelente para banhos de mar, com variação entre 20ºC e 25ºC de temperatura. É a época perfeita para longos dias à beira-mar, com mergulhos que nunca acabam.

Durante a época balnear, as principais praias e piscinas naturais são vigiadas. Nesses locais, além do salvador nadador, encontrarão bandeiras indicativas sobre as condições da água em termos de perigo e sobre a presença ou não de águas-vivas (alforrecas) e caravelas.

Caso opte por nadar em zonas não vigiadas, recomendamos precaução e que não entre no mar se não houver pessoas por perto. Tenha atenção à ondulação e à presença de águas-vivas e caravelas, comuns nos Açores.

O acesso às praias, piscinas naturais e portos, bem como a utilização de balneários, parques infantis e zonas de churrasco ou merenda adjacentes é gratuito.

Algumas praias e piscinas possibilitam o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

©Rê Schermann

Praia do Almoxarife

  • Praia Vigiada durante a época balnear
  • Com ondulação moderada
  • Infraestrutura: balneários, bares e restaurantes e estacionamento
  • Parque de Campismo

A Praia do Almoxarife é uma das mais importantes praias da Ilha do Faial. Possui um longo areal negro e um enquadramento cénico de tirar a respiração, com as ilhas do Pico e de São Jorge em frente.

É considerada uma das melhores praias dos Açores. Com boas infraestruturas de apoio e parque de campismo, esta zona balnear está inserida numa freguesia rural a apenas 5 kms da cidade da Horta. Durante o Verão existem também cafés e restaurantes junto à praia. 

©Rê Schermann

Praia de Porto Pim

  • Praia Vigiada durante a época balnear
  • Sem ondulação
  • Infraestrutura: balneários, bares e restaurantes e estacionamento

Situada numa das baías da Horta, a pitoresca Praia de Porto Pim está inserida num lindíssimo cenário natural, onde que se destaca o Monte da Guia e o Monte Queimado. 

Esta praia possui boas infraestruturas de apoio e um areal extenso. O mar, caracterizado por ser calmo e quase sem ondulação, torna esta praia ideal para famílias com crianças.

Estando virada a sul, tem uma excelente exposição solar durante todo o dia, convidando a longas tardes de praia. O pôr-do-sol é surpreendentemente belo, alterando delicadamente as cores da baía.

A baía de Porto Pim tem também grande importância histórica. Pensa-se ter sido aqui que, no séc. XV, desembarcaram os primeiros povoadores da ilha. Junto à praia existem várias fortificações e muralhas que durante séculos protegeram a costa de ataques de piratas e de corsários.

©Annabel Schäfer| Azores Experience

Praia do Norte ou Praia da Fajã

  • Praia Não Vigiada durante a época balnear
  • Frequentemente com muita ondulação
  • Infraestrutura: balneários, parque infantil, estacionamento e área para churrascos 

A Praia da Fajã está localizada no norte da ilha. É uma praia de grande beleza, selvagem, com um magnífico areal de areia negra, enquadrado nas falésias altas da encosta da ilha.

A qualidade da água do mar e a exposição são excepcionais.

É uma praia sem vigilância e onde o mar é normalmente mais agitado, especialmente a partir de Agosto. É também a principal praia para a prática de Surf na Ilha.

©Rê Schermann

Praia da Conceição

  • Praia Não Vigiada durante a época balnear
  • Com ondulação moderada
  • Infraestrutura: parque infantil, casas de banho, duche na praia, skate park, quadra desportiva, grelhadores e estacionamento

A Praia da Conceição, também chamada de Praia da Alagoa, está localizada na baía da Horta, na freguesia da Conceição. É uma praia muito pequena mas que conta com toda a infraestrutura do Parque da Alagoa, localizado atrás da praia, e com uma bela vista para a Ilha do Pico. 

©Rê Schermann

Piscinas Naturais de Castelo Branco

  • Piscina vigiada durante a época balnear
  • Infraestrutura: balneários, zona de merenda, parque infantil, estacionamento e bar, Mercearia e restaurante estão a umas centenas de metros.

As Piscinas de Castelo Branco, que resultam de profundas adaptações de piscinas naturais pré-existentes, são uma das zonas balneares mais procuradas por famílias locais durante o Verão pois, além de ser uma zona vigiada e com boas infraestruturas, oferece diferentes opções para banhos: poças naturais que enchem com a maré, uma zona de banhos em mar aberto, com fundo em laje de basalto, e duas piscinas artificiais (infantil e para adultos) alimentadas pela água do mar, nas quais as águas são sempre renovadas.

A zona balnear tem uma vista magnífica para o Morro de Castelo Branco.

©Shoot4ward

Piscinas Naturais do Varadouro

  • Piscina vigiada durante a época balnear
  • Infraestrutura: balneários, estacionamento e bar
  • Parque de campismo

Zona de veraneio por excelência, estas piscinas são formadas pelo recorte das rochas basálticas de natureza vulcânica. Daqui resultam configurações de rara beleza e encanto, de contraste entre a rocha escura e o azul do mar. Poderá optar por tomar banho em duas zonas distintas: na piscina natural ou em mar aberto. A primeira conta com uma belíssima baía formada por rochas altas e, a segunda, com uma zona de fundos lindíssimos, ideais para a prática de snorkeling. Além disso, existe uma terceira pequena piscina artificial para crianças, alimentada pela água do mar. A zona balnear tem ainda uma vista magnífica para a encosta escarpada da ilha e para o Morro de Castelo Branco.

Entre as rochas há decks de madeira para banhos de sol e locais para se fixar guarda-sóis.

É um dos sítios mais procurados para banhos fora de época (ao longo de todo o ano) por ser geralmente muito seguro e abrigado.

©Rê Schermann

Porto do Comprido

  • Porto Não Vigiado durante a época balnear
  • Infraestrutura: estacionamento, vestiário e duche, Centro de Interpretação do Vulcão Capelinhos, Casa dos Botes

Já pensou em tomar banhos de mar com vista para um vulcão acabado de formar? O Porto do Comprido é um antigo portinho de pesca e está localizado no Capelo, bem próximo do Vulcão dos Capelinhos. É formado por rochas basálticas cuja configuração resulta numa profunda e comprida baía paralela à costa, com vista para o Vulcão dos Capelinhos, onde se disfruta de água cristalina e morna. É um local com muita vida marinha, excelente para snorkeling. 

No Porto do Comprido não há zonas com águas rasas, por isso não é recomendado para pessoas que não sabem nadar.

Curiosidade: Até ao momento da erupção vulcânica dos Capelinhos, este foi o mais importante porto baleeiro do sul do Faial. Devido à abundância de cachalotes, que passavam ao largo desta ponta da ilha, aqui se juntavam baleeiros do Faial e do Pico, para caçar baleias que eram processadas na fábrica de Porto Pim, na Horta. Para descobrir as memórias desse tempo poderá visitar a Casa dos Botes, um espaço musealizado em frente ao porto, onde encontrará um bote baleeiro, bem como outras informações sobre essa época. 

Nesta zona existe ainda um percurso interpretativo sobre a baleação (saiba mais aqui

©Rê Schermann

Porto do Salão

  • Porto Não Vigiado durante a época balnear
  • Infraestrutura: parque de campismo, balneário, grelhadores, zona de merendas e estacionamento

Localizado na costa norte da ilha, o Porto do Salão é um antigo porto de pesca e de baleação. Sendo esta uma zona de encostas altas e escarpadas, o acesso é feito por rampas e escadas.

Esta pitoresca zona balnear é muito procurada pelos locais, sendo o pequeno cais utilizado para banhos de sol e como acesso para mergulhos no mar alto. É um local excelente para snorkeling.

No Porto do Salão não há zonas com águas rasas, por isso não é recomendado para pessoas que não sabem nadar. Como os banhos são feitos em mar fundo, sem pé, recomendamos precaução: entre no mar apenas se ali houver outras pessoas tomar banho.

Nas imediações, existe ainda um pequeno parque de campismo (de livre acesso e não vigiado), com diversas infraestruturas de apoio.

Curiosidade: Antigamente, este foi o porto baleeiro mais importante da costa norte do Faial. 

Porto da Eira

  • Porto Não Vigiado durante a época balnear
  • Infraestrutura: zona de merendas, balneário e estacionamento

Porto construído entre rochas negras que contrastam com o azul do mar. É uma zona balnear muito procurada pelos locais para banhos de sol e como acesso para mergulhos no mar. Por se localizar numa zona de encostas altas, o acesso é feito através de uma longa escadaria.

No Porto da Eira não há zonas com águas rasas, por isso não é recomendado para pessoas que não sabem nadar. Como os banhos são feitos em mar fundo, sem pé, recomendamos precaução: entre no mar apenas se ali houver outras pessoas tomar banho. 

©Rê Schermann

Poça da Rainha

  • Não Vigiado durante a época balnear
  • Infraestrutura: duches e estacionamento

Localizada na Feteira e com um enquadramento pitoresco, a Poça da Rainha é formada por rochas basálticas que constituem poças para calmos banhos de mar. Possui acesso ao mar e é um local excelente para mergulho e snorkeling. Em dias de céu limpo, é possível observar um belíssimo pôr do sol.

Com vista para o Monte da Guia, Pico e Ponta Furada.

Há um parque de merendas com grelhadores próximo da zona.

©Rê Schermann

Porto da Feteira

  • Não Vigiado durante a época balnear
  • Infraestrutura: zona de campismo, grelhadores, zona de merenda, balneários, bar, restaurante e estacionamento.

O Porto da Feteira é formado por uma praia com um areal de pequena extensão e de coloração castanha escura. Em frente ao areal forma-se uma zona de banhos protegida pelas rochas. O acesso ao mar também pode ser realizado pelo pequeno porto, ao lado da praia, que também serve como zona de banhos.

Esta zona balnear oferece uma ótima infraestrutura de apoio a quem o visita, com parque de campismo, grelhadores, bar e restaurantes.

©Rê Schermann

Porto da Ribeirinha

  • Não Vigiado durante a época balnear
  • Infraestrutura: zona de campismo, grelhadores, zona de merenda, balneários e estacionamento.

O Porto da Ribeirinha, também conhecido como o Porto da Boca da Ribeira, oferece uma vista privilegiada para as ilhas do Pico de São Jorge, sendo ainda um bom lugar para snorkeling.

Com acesso ao mar e uma pequena piscina com água do mar, conta ainda com diversas infraestruturas de apoio ao visitante, como balneários, zona de merendas, grelhadores e um agradável espaço para campismo (não vigiado e de livre acesso).