Outono - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Outono

Visite o Faial no Outono e prepare-se para uma viagem surpreendente, com natureza e cultura

O início do Outono no Faial é um prolongamento suave do Verão, com o tempo e a temperatura da água (com média acima dos 20ºC) a convidar a bons dias de banhos.
À medida que se entra em Outubro e Novembro, inicia-se uma época de arco-íris, de céus com cambiantes de azul vivo ao cinza chumbo, de fins de tarde cor-de-rosa, de nuvens multicores e de brumas misteriosas. É também a época de amoras silvestres e de frutos tropicais (que se transformam em deliciosos doces e compotas) e de flores de Outono a colorirem os caminhos e jardins.

As cores de Outono dos Açores são vivas e diversas, o que realça as paisagens. O sol intercala-se com a chuva, produzindo uma profusão de arco-íris. Num mesmo passeio é possível encontrar um, dois, três ou mais arco-íris, sobre o mar, sobre a montanha ou a emoldurar a cidade.

A temperatura no Outono varia, em média, entre os 15ºC e 18ºC, podendo chegar a temperaturas mais baixas nas zonas altas da ilha ou à noite.

No início do Outono, os dias podem ser quentes, como os de Verão, convidando a ir ao mar, a passeios e a piqueniques.

Até meados de Outono, encontra as actividades de mar com uma oferta regular, semelhante à do Verão: observação de cetáceos, mergulho e outras. Os meses de Setembro e Outubro são excelentes para a prática de Mergulho já que oferecem as melhores condições de visibilidade e a temperatura da água do mar apresenta valores mais elevados.

É também no Outono que as famosas brumas açorianas começam a surgir nas florestas, dentro da Caldeira, a cobrir as montanhas ou a sobrevoar o mar e os campos num espetáculo místico e envolvente.

Por esta razão, recomendamos que traga na mala vestuário versátil, em camadas, para momentos de maior ou menor calor. Leve sempre consigo um casaco impermeável e corta-vento, mas também o fato de banho e a toalha.

Nessa época, principalmente no início do Outono, é possível realizar todas as atividades disponíveis na Ilha.

Atividades que poderá realizar no Outono

Caminhadas, caminhadas em trilhos e trail running

Seja em dias de sol, como em dias mais nublados, em que as florestas ficam cobertas pelas brumas, as paisagens do Outono são um convite para aventuras nos campos, trilhos e florestas.

Observação de Cetáceos e Outras Atividades Náuticas

Com as condições metereológicas adequadas, estas atividades ainda podem ser realizadas no Outono com toda a segurança e diversão garantidas. Para aumentar as possibilidades de realização da atividade em função do clima, recomendamos que passe mais dias na Ilha e mantenha uma agenda flexível.

Observação de Baleias, Outono, Ilha do Faial. Açores

Mergulho

No início do Outono encontrará as condições mais favoráveis para a prática de mergulho: boa visibilidade e temperatura da água mais elevada. Se já é mergulhador, terá a oportunidade de descobrir a fabulosa vida subaquática do mar dos Açores. Se nunca mergulhou, poderá aproveitar para fazer aqui o seu baptismo de mergulho.

Sol e mar: praias, piscinas naturais e portos

Nos dias mais quentes, principalmente no início do Outono, é possível aproveitar dias de praia ou nadar nas piscinas naturais e portos da Ilha do Faial. Para um mergulho revigorante no mar, no início do Outono, sugerimos lugares como a Praia de Porto Pim, a Praia do Almoxarife ou as Piscinas Naturais do Varadouro.

Visitar as Ilhas Vizinhas

Os barcos que ligam as 3 ilhas do Triângulo dos Açores – Faial, Pico e São Jorge – funcionam diariamente ao longo de todo o ano. Assim, durante o Outono, a partir do Faial, é possível visitar facilmente outras 2 ilhas do Arquipélago.

Relaxe e sinta a transformação da paisagem

Nos Açores, a cada momento acontecem variações de luz que alteram totalmente a nossa percepção, revelando estados de espírito embebidos na paisagem. Especialmente ao amanhecer e ao fim do dia, o céu pode assumir diversas tonalidades de azul, de rosa, de amarelo, de laranja e de lilás. Nuvens brancas esboçam desenhos elaborados, que realçam a imensidão do oceano e a imponência das encostas. Momentos sublimes a não perder!

Descobrir a cidade da Horta

Localizada numa baía lindíssima, com vista para o Pico, a Horta é uma cidade pontuada por parques e praças arborizadas, museus, cafés, bares e restaurantes. A sua colorida Marina, decorada com milhares de pinturas feitas pelos velejadores que atravessam o Atlântico e aportam na Horta, é o lugar ideal para uma caminhada ao final de tarde. Aqui vai sentir a veia cosmopolita daquela que já foi apelidada de “a maior pequena cidade do mundo”.

Visite a Ilha do Faial no Outono

Marque já uma viagem à Ilha do Faial
e surpreenda-se com as cores desta estação.

Descubra todas as atividades que poderá realizar no Outono