Inverno - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Inverno

Visite o Faial no Inverno e descubra toda a intensidade da paisagem açoriana

Em cada estação as ilhas açorianas revelam uma face diferente, existindo sempre coisas novas a descobrir. Visitar os Açores no Inverno é uma oportunidade para observar a forma como a paisagem e os elementos se fundem em quadros grandiosos e expressivos.
Os ritmos são mais lentos e pausados. Existe um outro tempo para escutar, para sentir, para nos encontrarmos com a natureza.

Apesar de se tratar de uma época com mais chuva e vento, há também muitas abertas e dias de sol. As temperaturas, em média, variam entre os 12ºC e 18ºC, sendo considerado um dos Invernos mais quentes da Europa.
Com o vestuário adequado, é possível realizar muitas actividades na natureza e usufruir dos espaços com interesse histórico e cultural.

Algumas das vantagens de se visitar o Faial nesta época são os preços mais acessíveis e a menor procura pela região, o que permite usufruir dos locais emblemáticos da ilha com menos pessoas ao redor. Por esta razão, o contacto com a imponência das paisagens torna-se simultaneamente mais arrebatador e intimista.

Ainda assim, encontrará sempre o calor e o conforto da pitoresca cidade da Horta e da hospitalidade açoriana.

Esta é também uma época em que as ribeiras estão mais cheias, em que as cascatas surgem por entre as florestas e nas encostas, e em que o verde dos campos se destaca pela sua vivacidade. Os trilhos são mais desafiantes e convidam a um encontro pleno com a natureza. Com sorte, avista-se o Pico com neve.

Para quem visita os Açores nessa época, recomendamos flexibilidade na agenda para adequar os planos à realidade de cada momento. Afinal, o dia pode amanhecer chuvoso e tornar-se azul e ensolarado poucas horas depois. Um lado da ilha pode estar muito ventoso e o outro apenas com uma suave brisa, a Caldeira pode estar coberta pela nebulosidade, mas pouco depois abrir-se e convidar a uma caminhada na orla da cratera.

No dia-a-dia, faça chuva ou faça sol, recomendamos calçados desportivos, de preferência impermeáveis. Se for aventurar-se em trilhos e caminhadas, sugerimos que leve no carro ou na mochila um calçado extra para depois da atividade. Leve sempre consigo um casaco impermeável e uma camada de roupa quente caso pretenda visitar locais de maior altitude. Não deixe também de levar óculos de sol e protector solar.

Atividades que poderá realizar no Inverno

Passeios a pé, caminhadas em trilhos e trail running

Seja em dias de sol pleno ou com umas nuvens e chuviscos à mistura, a natureza convida a caminhadas exploratórias pelas paisagens diversificadas da ilha. Prepare-se para alguma lama, talvez um pouco de vento e alguma possibilidade de chuva. Recomendamos que verifique a previsão de tempo antes de entrar nos trilhos.

Passeios a Cavalo

Andar a cavalo é uma sensação extraordinária. No Faial, qualquer que seja a estação, poderá desfrutar de passeios a cavalo em paisagens lindíssimas. Com o apoio de guias certificados e muito experientes, poderá realizar estes passeios na natureza, com toda a segurança, em percursos adaptados ao seu perfil e grau de experiência.
E, se vier um chuvisco, não se preocupe! O equipamento disponibilizado é adequado para isso.

Passeios de Jipe

Prepare-se para visitar lugares e paisagens aos quais não conseguiria chegar com uma viatura convencional. Esta atividade é especialmente recomendada e divertida durante o Inverno.

Com um toque de aventura, poderá conhecer os locais mais emblemáticos da Ilha e ainda aqueles que, por serem menos acessíveis, apenas podem ser alcançados com veículos todo-o-terreno.

passeio de jipe, inverno, Ilha do Faial

Observação de aves nos Charcos de Pedro Miguel

Durante o inverno, poderá aproveitar a estadia por cá para descobrir os pássaros que habitam e visitam a nossa Ilha nos Charcos de Pedro Miguel.

Visita a Museus e Espaços Culturais

Os museus, centros de interpretação e espaços culturais estão abertos durante o Inverno. Aproveite os dias mais frios ou de chuva para saber mais sobre a riqueza natural da flora e da fauna açorianas ou para descobrir a história da ilha do Faial e da cosmopolita cidade da Horta, lugar de encontros e de conflitos, onde a história de várias nações se cruzou ao longo dos séculos.

Viver a Cidade da Horta

Descubra a cultura, a história, a gastronomia e o estilo de vida descontraído e informal da Cidade da Horta. Aproveite para fazer compras, para experimentar a culinária local, para degustar nobres vinhos regionais, para visitar a colorida marina da Horta e caminhar na cidade, desfrutando das vistas e do acolhimento simpático que é reservado aos forasteiros.

Explorar a natureza

Vulcões, parques, trilhos, jardins e miradouros, de carro, de jeep ou a pé, todos estes lugares podem ser visitados durante o Inverno.

Canyoning

Devido ao volume de água nas ribeiras e nas cascatas, o Inverno é uma das melhores épocas do ano para a prática do canyoning. Com o apoio de guias especializados, qualquer pessoa poderá ter uma experiência inesquecível ao percorrer os cursos de água da ilha.

Canyoning, Inverno, Ilha do Faial, Açores

Subir ao Pico com Neve

É preciso um pouco de sorte, espírito de aventura e preparação, mas esta é sem dúvida uma atividade inesquecível: subir a montanha mais alta de Portugal, numa ilha no meio do Atlântico, quando ela está coberta de neve. Não se pode prever ao certo quando irá nevar na montanha mas o mais provável é nos meses de Janeiro e Fevereiro, podendo também acontecer noutros meses, entre Dezembro e Abril. Para esta atividade, é preciso alguma preparação física e roupas adequadas. Recomendamos que a atividade seja sempre realizada com guias especializados, que lhe irão dar todo o apoio na subida, fornecendo também algum equipamento técnico mais específico, como os crampons.

Visite a Ilha do Faial no Inverno

Aproveite a natureza dos Açores ao máximo

e as vantagens de viajar em época baixa.

Descubra todas as atividades que poderá realizar no Inverno