Cultura & História
A Ilha do Faial tem uma história rica que se liga a diversas partes do mundo. Desde o seu
povoamento, com flamengos e portugueses, a Horta constituiu-se um ponto de paragem
obrigatório nas rotas de navegação do Atlântico, ligando a Europa às Américas, a África e à Ásia.
10 experiências culturais no Faial
Visitar a Fábrica da Baleia
Descubra a história da Baleação no Faial e nos Açores. O Museu mostra-nos os equipamentos e instrumentos utilizados na indústria baleeira, assim como fotos, ilustrações e vídeos documentais que revelam toda a importância desta actividade para o desenvolvimento económico e cultural da Ilha nos séculos XIX e XX. Assumindo ainda a vocação de centro de sensibilização ambiental, descubra mais sobre os ecossistemas marinhos e sobre os gigantes do mar que povoam os mares dos Açores.
Passar um fim de tarde nos Cafés Históricos da Horta
A cidade da Horta possui 2 Cafés Históricos que não pode deixar de visitar:
O Peter Café Sport é um lugar lendário, com mais de 100 anos de história, que desde a sua fundação se tornou num importante ponto de encontro e de apoio aos navegadores que cruzam o Atlântico Norte. Hoje continua a ser um dos lugares mais movimentados e icónicos da ilha, sendo muito famoso pelo seu Gin Tónico.
O Café Internacional, de inspiração Art Déco e com uma decoração que remete à Belle Époque Francesa, permite-nos viajar no tempo, sentindo o ambiente eclético e cosmopolita da Horta da primeira metade do século XX.
Visitar o Museu da Horta
Localizado ao lado da Igreja Matriz, no centro da Cidade, o museu da Horta reúne documentos, imagens e obras de arte que contam a História da Ilha e da Cidade, com destaque para a História da Aviação e das Telecomunicações e para a coleção de Arte Sacra. Descubra aqui como uma pequena ilha no meio do Oceano Atlântico foi, durante séculos, um ponto de encontro de culturas dos 4 cantos do mundo.
Visitar o Jardim Botânico
Ao visitar o Jardim Botânico do Faial, localizado na freguesia dos Flamengos, poderá conhecer a grande variedade de plantas dos Açores, as culturas agrícolas históricas, um belíssimo orquidário, uma coleção de plantas medicinais e aromáticas, assim como as principais plantas exóticas invasoras.
Realizar uma visita guiada à Cidade da Horta
Descubra as ruas e os edifícios históricos da cidade acompanhado por um guia local que lhe irá revelar todos os segredos que tornaram a Horta numa importante cidade portuária do Atlântico. Saiba mais sobre a cidade onde nasceu o primeiro Presidente da República Portuguesa, onde foi instalado o primeiro consulado dos Estados Unidos da América após a sua declaração da independência e que foi ponto de paragem da primeira travessia aérea transatlântica em hidroavião – o famoso NC4.
Observar Baleias
A atividade de observação de baleias (whale watching) surge nos Açores no final dos anos 80, representando uma grande mudança de paradigma na relação entre o Homem e os grandes cetáceos. Após a extinção da actividade baleeira, que desde meados do séc XIX foi sustento para muitas famílias açorianas, uma nova forma de encarar o mar e estas incríveis criaturas permitiu continuar a saga da relação entre o homem e a baleia, desta vez através da promoção do conhecimento, da conservação dos habitats e do respeito entre espécies.
Hoje os Açores são uma referência a nível mundial
Volta à Ilha Guiada
De carro, de jeep ou de tuk-tuk, faça uma visita pela ilha com um guia local e aprenda sobre a cultura, a história, a geografia, a flora e a fauna do Faial.
Visita Guiada à Caldeira
A Caldeira do Faial está relacionada à origem da Ilha. Hoje, o interior da Caldeira é um dos locais mais importantes de preservação da natureza dos Açores, sendo habitat de inúmeras plantas endémicas da região. Uma visita guiada à Caldeira, seja apenas para observação, para percorrer o trilho ao redor da cratera ou mesmo para descer ao seu interior, permitirá uma maior compreensão da geologia, flora e fauna da Ilha.
Visitar o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos
Este é o Centro de Interpretação mais visitado dos Açores e foi nomeado pelo European Museum Forum, para melhor museu da Europa no ano de 2012. Poderá visitar o edifício central, que encontra-se soterrado, de modo a não interferir com a paisagem pré-existente, com exposições sobre a erupção do Vulcão dos Capelinhos e a formação do arquipélago dos Açores, mas também sobre diversos tipos de atividade vulcânica no mundo e a história dos faróis açorianos. Aproveite e suba também ao cimo do Farol, onde poderá usufruir de uma vista extraordinária da paisagem formada pela erupção.
Visitar o Museu do Scrimshaw
Visite a maior colecção privada de Scrimshaw do mundo, composta por dentes de Baleia e Cachalote esculpidos e gravados, com os mais diversos motivos, pelas mãos hábeis dos baleeiros e outros artistas da Ilha.
Árvore Genealógica: Descubra as suas Raízes Açorianas
Saiba MaisÁrvore Genealógica: Descubra as suas Raízes Açorianas
Se é descendente de açorianos, descubra a história dos seus antepassados, complete a sua árvore genealógica e reviva a história da sua família.
Durante a história dos Açores, vários foram os motivos que levaram o povo Açoriano a emigrar para outros países como Estados Unidos, Canadá ou Brasil. Como acontece nesses movimentos, parte das pessoas que emigraram estabeleceram-se nesses países sem nunca mais voltar, outras regressaram para as suas ilhas de origem e algumas famílias mantêm há muitas gerações uma ligação com o local de onde partiram e com aquele onde chegaram.
Hoje em dia um número crescente de pessoas procura saber mais sobre as suas origens e é muito comum, entre os descendentes de Açorianos a residir noutros países, o interesse pela história e pela terra dos seus antepassados. Nessa busca de conhecimento, muitos vêm ao Faial à procura de mais informações que permitam perceber melhor o percurso e as origens das suas famílias.
Algumas instituições e empresas locais podem ajudar nesse objectivo de recolher mais informação sobre a árvore genealógica da família, sobre os lugares onde viveram os seus antepassados e sobre as origens de algumas tradições que perduraram até aos dias de hoje dentro das comunidades emigrantes:
Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Horta): Nesta Biblioteca e Arquivo Regional poderá encontrar documentação fundamental para traçar a árvore genealógica da sua família nos Açores. A sua equipa é um exemplo de dedicação e está sempre disposta a ajudar aqueles que procuram saber mais sobre as suas origens.
Conservatória do Registo Civil e Predial da Horta: Na Conservatória é possível obter certidões de nascimento, de casamento e de óbito de antepassados, bem como certidões de registos prediais.
Our Island: esta empresa de animação turística realiza tours personalizados em que o cliente pode descobrir mais sobre a sua ascendência. A partir de informações sobre os seus antepassados (nomes, datas de nascimento, locais de nascimento, cartas, etc), a empresa realiza uma pesquisa para encontrar a casa de família, uma certidão de nascimento, parte da sua história ou a compreender a época e o lugar onde os seus antepassados viviam antes de sair da ilha.