Visitar o Jardim Botânico do Faial - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Descubra a flora dos Açores

Descubra a Flora da Ilha do Faial e dos Açores no Jardim Botânico do Faial! Um óptimo lugar para visitar a dois, sozinho, em família, com crianças ou com amigos e em qualquer estação do ano!

O Jardim Botânico é uma estrutura do Parque Natural do Faial destinada à educação ambiental e à conservação da biodiversidade ex-situ. Aberto ao público, o Jardim presta um importante contributo científico, pedagógico, ecológico e de lazer.

Numa área de 8000 m2, na Freguesia dos Flamengos, encontra-se o pólo principal do Jardim Botânico. Este jardim fantástico, dedica-se à conservação da flora natural dos Açores e da Macaronésia. Além disso, também cuida da manutenção de plantas que estão ameaçadas e da propagação de espécies raras.

Entre as suas várias coleções, destacam-se:

  • uma coleção de plantas endémicas do arquipélago, com cerca de 50 espécies;
  • uma coleção de plantas medicinais;
  • uma coleção de plantas aromáticas;
  • plantas ornamentais;
  • um magnífico orquidário;
  • um viveiro de plantas.

No Jardim Botânico do Faial há também um Banco de Sementes, que é vital para o armazenamento de sementes colhidas por todo o

arquipélago. Essas sementes são secas, tratadas e armazenadas para a recuperação futura de espécies que possam vir a desaparecer.

Na freguesia de Pedro Miguel, a 400 m de altitude, localiza-se o segundo pólo do Jardim Botânico, um importante local de investigação e de sensibilização para a flora dos Açores e Macaronésia. Nesta nova área com 60 000 m², está a proceder-se à recuperação de habitats e de espécies características da Laurissilva húmida e super-húmida. Para além do importante papel científico, esta zona possui também um elevado valor paisagístico.

Para completar o passeio:

Ao lado do Jardim Botânico nos Flamengos poderá visitar a Quinta de São Lourenço. A Quinta é uma antiga zona de exploração agrícola com pastagens e pomares com uma belíssima mata ajardinada, ideal para caminhadas. No meio da mata da Quinta de São Lourenço poderá também encontrar uma pequena cratera vulcânica, em torno da qual existem trilhos curtos e bancos para descansar e apreciar a tranquilidade deste lugar. A entrada é gratuita.

O Jardim Botânico do Faial mantém uma programação de atividades culturais e educativas.

Para informações sobre o Jardim Botânico, os horários e preços das visitas e sobre a programação cultural e educativa, clique aqui.