Passeios a pé - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Aprecie os encantos da ilha a caminhar

Uma das melhores formas de se conhecer um novo lugar é, sem dúvida, percorrendo-o a pé. Seja numa caminhada programada ou num passeio espontâneo, surgem sempre momentos surpreendentes quando andamos a pé.É possível observar a paisagem pausadamente e com detalhe, tirar fotografias para recordar os momentos vividos, despertar os cinco sentidos para capturar a essência do espaço natural envolvente. Cada percurso vem com uma promessa de vistas extraordinárias, de paisagens típicas, de muito verde a contrastar com o azul do mar. 

A Ilha do Faial conta com inúmeras estradas, ruas e caminhos, de terra ou de asfalto, com pouco ou nenhum movimento de carros e que são ideais para caminhadas. Poderá optar por um passeio na cidade, por um percurso junto à costa ou, como alternativa, escolher explorar as zonas mais altas da ilha. A duração e a distância dependerão da sua preferência.

Aconselhamos a ter sempre consigo água, um pequeno lanche, um casaco impermeável e, se for para regiões mais elevadas na ilha, uma camada de roupa mais quente.

E se surgir uma vaca no caminho? As vacas fazem parte da cultura, economia e paisagem da Ilha. De modo geral, estão em grupo, são inofensivas e em muitos casos estão presas. No entanto, se encontrar uma vaca sozinha, com ar assustado ou desafiador, não se aproxime ou interfira com o animal. Recomendamos que retorne ou a contorne o animal calmamente e com distância.