Primavera - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Primavera

Visite o Faial na época das flores e das migrações dos grandes cetáceos

Temperaturas amenas, pouca precipitação e um sol mais presente revelam-nos com intensidade o vigor do despertar da Primavera. Esta é uma época mágica nos Açores.

Os Açores são um dos melhores lugares do mundo para observação de baleias e golfinhos (cetáceos) e a Primavera é a época do ano em que se pode avistar um maior número de espécies migratórias.

Para além dos Cachalotes, que residem todo o ano nos Açores, é na Primavera que as grandes baleias de barba atravessam os mares do arquipélago no seu processo migratório, deslocando-se com as suas crias rumo às águas mais frias do Atlântico Norte.
Assim, ano após ano, entusiastas do mundo inteiro viajam até aos Açores para avistar estas extraordinárias criaturas. Venha também e surpreenda-se com as particularidades de cada espécie, dos saltos acrobáticos das Baleias-de-Bossas, aos grandes grupos de sociáveis Baleias Piloto. E prepare-se ainda para o encontro inesquecível com o maior animal do planeta, a majestosa Baleia Azul.

O Faial é umas das ilhas dos Açores onde a prática do Whale Whatching está mais enraizada, tendo sido iniciada há mais de 30 anos e beneficiando do conhecimento da anterior actividade de caça à baleia. Aqui encontrará empresas especializadas que lhe irão proporcionar viagens e experiências fantásticas. São profissionais que conjugam o respeito pela sabedoria adquirida dos antigos baleiros e o mais recente conhecimento científico sobre as espécies e os ecossistemas marinhos

Também sugerimos que aproveite para passear pela Ilha com tempo. Tempo para caminhadas, para observar as flores e as aves migratórias que começam a chegar ao arquipélago, tempo para respirar e relaxar.

É também na primavera que acontecem 2 importantes eventos no Faial: O MUMA – Festival de Música em Maio, um evento que reúne músicos portugueses em diversos palcos pela cidade da Horta e o Whalers’ Great Route Ultra-Trail® by Azores Trail Run®, um evento de trail running e ultra trail que integra o circuito internacional UTWT e que atrai corredores de todo o mundo.

Nos Açores, durante a Primavera, as condições meteorológicas podem variar bastante ao longo do dia e a água do mar ainda está fria (17/18ºC em média)

Na bagagem, recomendamos roupas práticas e leves para os dias mais quentes e camadas mais quentes e protectoras para os dias mais frescos, para a noite e para quando pretender visitar as partes altas da ilha. Impermeáveis e corta-ventos devem andar sempre na mochila, mas um fato de banho também pode ser útil se optar por um banho de mar revigorante no final de uma caminhada.

De referir ainda que o início da Primavera ainda é considerado época baixa para muitas empresas de animação turística, alojamentos e rent-a-car, que assim oferecem preços mais acessíveis nos seus serviços.

Também o preço das passagens aéreas é bastante mais reduzido no período que antecede o Verão.

Atividades que poderá realizar na Primavera

Whale Watching

Prepare-se para avistar os maiores animais vivos do planeta. Na Primavera as grandes baleias de barba visitam o mar dos Açores nas suas viagens migratórias. Sendo uma actividade que depende de condições meteorológicas adequadas, recomendamos uma visita mais prolongada à Ilha, flexibilidade de agenda e o contacto antecipado com as empresas de whale watching. A não perder!

Whale Watching, Primavera, Ilha do Faial

Observar Aves

Para os amantes de observação de aves, a Primavera no Faial é uma época excelente para se avistar espécies migratórias. Esta é a altura em que chegam aos Açores os misteriosos Cagarros, que surpreendem com os seus singulares cânticos nocturnos, bem como os brincalhões Garajaus, que terminam aqui as suas longas migrações anuais, vindos do Sul.

Caminhadas, caminhadas em trilhos e trail running

Aproveite os trilhos e estradas, rodeados de verde e repletos de flores, para andar a pé. Pode escolher fazer uma caminhada descontraída, algo mais exigente e aventureiro, ou até mesmo correr nos trilhos oficiais ou em caminhos e estradas com belas paisagens.

Visitar os Parques Florestais

Aproveite os dias mais secos para visitar um dos 3 Parques Florestais da Ilha do Faial. Poderá fazer piqueniques e churrascos, brincar com as crianças, fazer um passeio romântico, ler um livro sob as árvores, relaxar, praticar desporto…

Experimente jogar golfe Pitch&Putt

Nada como uma actividade desportiva (levada a sério ou apenas pela diversão) com vista para o Atlântico, para o Pico e para os pastos que correm até ao mar. No fim do jogo, aproveite o restaurante e sua esplanada panorâmica para uma refeição, um café ou um chá.

Velejar

A primavera é uma época excelente para soltar as amarras e explorar o canal entre a Ilha do Faial e do Pico, velejar até São Jorge ou até mesmo para aventurar-se até às ilhas mais distantes. Os dias de sol com temperaturas amenas, os momentos de brisa intercalados com vento mais forte e a possibilidade de avistar baleias, golfinhos e tartarugas em alto mar, são um convite para embarcar e partir à descoberta.

Visitar a Marina da Horta

É na Primavera que os veleiros que cruzam o Atlântico, vindos das américas para a Europa, aportam na cidade da Horta, naquela que é considerada uma das mais míticas marinas do mundo. Porto histórico, com séculos de tradição na navegação e no comércio transatlântico, a cidade da Horta é lugar de paragem quase obrigatório para todos aqueles que atravessam o Atlântico. O porto da Horta fica repleto de vida e de cores, de histórias de velejadores e do som das adriças batendo nos mastros.

Explore a Caldeira, o Vulcão dos Capelinhos e outros vulcões

Descubra os Vulcões da Ilha do Faial. Nos dias mais abertos, percorra o perímetro da cratera da Caldeira ou faça uma visita guiada ao seu interior. Aventure-se em redor do Vulcão dos Capelinhos, descubra o interior do Cabeço dos Trinta ou visite o Cabeço Gordo.

Visite o Jardim Botânico do Faial

O Jardim está aberto o ano todo. Mas é na primavera que poderá visitá-lo com mais flores e cores. O Jardim Botânico do Faial tem a missão particular de preservar e divulgar as espécies endémicas dos Açores. Aí encontrará também o Banco de Sementes dos Açores e uma extraordinária colecção de orquídeas.

Visite a Ilha do Faial na Primavera

Marque já uma viagem à Ilha do Faial
e descubra as cores e aromas desta estação.

Descubra todas as atividades que poderá realizar na Primavera