Observação de Baleias e Golfinhos - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Açores: um dos melhores lugares do mundo para observação de baleias

A observação de baleias e golfinhos (cetáceos) é uma das actividades mais procuradas na Ilha do Faial. E há bons motivos para isso! Os Açores são actualmente um dos maiores santuários de baleias do mundo. Entre espécies residentes e migratórias, comuns ou raras, avistam-se mais de 20 espécies diferentes de cetáceos nos Açores. O número impressiona e corresponde a um terço do total de espécies de cetáceos existentes.

As espécies mais vulgarmente avistadas são o cachalote, os golfinhos-comuns e os roazes, residentes no arquipélago, e que, por isso, podem ser avistados ao longo de todo o ano.

Porém, em épocas específicas, é possível observar baleias azuis, baleias comuns, baleias sardinheiras, golfinhos pintados e até baleias de bossas, entre outras espécies.

No caminho, poderão ainda ser surpreendidos pelas tartarugas marinhas, diferentes tipos de peixes e aves marinhas como o cagarro e os garajaus.

A atividade é realizada a bordo de lanchas semí-rígidas ou em catamarã. Durante um briefing, realizado antes da partida, são

explicada as características do ecossistema a visitar, as espécies que se podem avistar, as medidas de segurança e os procedimentos a adoptar para não interferir com a vida marinha. Em certas condições meteorológicas, aconselha-se o uso de calças e casaco impermeável (normalmente providenciados pelos operadores). As saídas costumam ter uma duração aproximada de três horas e são geralmente acompanhadas de guias/biólogos marinhos.

Observação Responsável

A observação de baleia e golfinhos nos Açores é uma atividade regulamentada, realizada apenas por empresas especializadas que seguem um conjunto abrangente de regras para garantir o bem-estar dos animais e a preservação dos oceanos.

Importante

Por ser uma atividade que depende de condições meteorológicas adequadas, recomendamos que agende a sua viagem de observação de cetáceos com antecedência e mantenha a agenda flexível para o caso de ser preciso remarcar. 

1