Planeie a sua viagem - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Planeie a sua viagem

Como chegar

Pelo ar

Aeroporto de Destino: Aeroporto da Horta(HOR)
Existem voos diretos para a Ilha do Faial operados pela Azores Airlines a partir de Lisboa (Aeroporto de Lisboa – LIS).
Lisboa recebe também ligações de inúmeros aeroportos internacionais.

Poderá também chegar ao Faial através de voos nacionais e internacionais com escala em:
– Ilha Terceira* (Aeroporto das Lajes – TER)
– Ilha de São Miguel* (Aeroporto de Ponta Delgada – PDL)

São Miguel e Terceira recebem ligações nacionais e internacionais operados pela Azores Airlines e outras companhias aéreas.

Poderá ainda viajar de avião para o Faial a partir das outras ilhas dos Açores (todas elas têm aeroportos ou aeródromos) através dos voos da SATA Air Açores.

OPÇÃO: também é possível chegar à Ilha do Faial viajando para o Aeroporto do Pico – PIX e apanhando de seguida um ferry para a ilha do Faial. Diariamente existem várias ligações de ferry entre a ilha do Pico (Vila da Madalena) e o Faial. Duração da viagem de ferry: 30 minutos. Reserva de bilhetes: www.atlanticoline.pt

Pelo mar

  • Faial
  • São Jorge
  • Pico (Durante todo o ano)

Estas 3 ilhas têm ligações marítimas diárias ao longo de todo o ano. Assim, é possível chegar à Ilha do Faial a partir da Ilha do Pico através de uma viagem de barco de 30 minutos e a partir da Ilha de São Jorge através de uma viagem de barco de 2 horas.

  • Faial
  • Pico
  • Terceira (Sazonal)

No Verão também há ligações a partir da Ilha do Faial para a Ilha Graciosa (5 horas de viagem) e Ilha Terceira (9 horas de viagem).

Os barcos permitem o transporte de bagagem, bicicletas e, na maior parte dos casos, veículos. Em época alta (verão e primavera) recomendamos a compra de bilhetes com antecedência. No caso de transporte de veículo, recomendamos a reserva com antecedência.

Para mais informações e reservas, visite www.atlanticoline.pt.

Onde ficar

A Ilha do Faial oferece diferentes opções de hospedagem para os diferentes perfis de viajantes. Poderá escolher hospedar-se na cidade da Horta, num ambiente mais citadino, ou desfrutar de um contacto mais próximo com a natureza nas zonas rurais da ilha.

Recomendamos a reserva com antecedência, principalmente durante o verão.

Para informações sobre os empreendimentos turísticos, visite aqui.

Como se deslocar

A Ilha do Faial não é tão pequena como parece. O transporte público não é frequente nem muito difundido pela ilha, por isso recomendamos que leve isso em consideração ao planear sua viagem.

Para visitar a ilha, pode optar por alugar um carro, marcar uma visita guiada com uma empresa turística, utilizar um táxi, alugar uma scooter ou, para os mais aventureiros, alugar uma bicicleta.

Ainda assim, sugerimos que utilizem os meios de transporte mencionados para cobrir longas distâncias, mas que aproveitem para descobrir os locais de visita a pé.

Reservas

Experiências como observação de Baleias e Golfinhos, descida à Caldeira, snorkling e mergulho e outras estão condicionadas a condições climatéricas e número mínimo e máximo de pessoas por atividade.

Por isso, sugerimos que reserve as atividades com antecedência e mantenha o horário flexível caso alguma atividade precise ser alterada devido a circunstâncias inesperadas.

Quando viajar

A Ilha do Faial está preparada para recebê-lo em qualquer época do ano. Afinal, aqui nunca está demasiado frio ou demasiado calor. No inverno, a temperatura média é de 14ºC e no verão de 22ºC, com alguns dias de inverno abaixo de 11ºC ou dias de verão acima de 28ºC.

Uma coisa é certa, o clima dos Açores é um pouco incerto. Por isso, em qualquer época do ano, esteja preparado para as 4 estações, todos os dias!

Na bagagem

Roupas confortáveis e práticas

Ao fazer a mala, lembre-se que está a vir para uma ilha com actividades na Natureza. Escolha roupas práticas para fazer caminhadas, passear de barco, entrar no mar, andar em ruas de calçada ou caminhos de terra ou pedra. No Faial os ambientes são mais informais; mas andar sem camisa na rua é considerado deselegante.

Venha preparado para se molhar

Seja em banhos de mar, nos dias mais quentes, ou em banhos de chuva inesperados, venha preparado para se molhar. Recomendamos que tenha na mala (de viagem e no dia- a-dia na ilha) um fato de banho e um casaco impermeável.

Proteja os seus pés

Uma das grandes atrações do Faial e dos Açores em geral, são os mergulhos em piscinas naturais e portos. Para quem não está acostumado, recomendamos a utilização de sapatos especiais de proteção do tipo Reef Beach Shoes.

Gastronomia

As especialidades do Faial são os peixes, alguns mariscos, como as lapas, as carnes de vaca e de porco, linguiça, morcela, inhame, batata doce, frutas sub-tropicais, compotas, biscoitos, bolo de frutas, massa sovada, pão de milho, vinhos e licores, estes últimos maioritariamente produzidos na ilha do Pico, resultado da estreita ligação que sempre houve entre o Faial e o Pico e as suas gentes.

Nem todas as coisas se encontram nos restaurantes com facilidade e não existem os mesmos produtos ao longo de todo o ano.

O Faial tem muitos restaurantes com opções vegetarianas e alguns também com pratos veganos. Aos intolerantes e alérgicos, recomendamos conversar com chefs ou cozinheiros.

Segurança

De forma geral, as Ilhas Açorianas são muito seguras. Pode circular na Ilha de carro ou a pé sem receio, caminhar pelas cidades de dia ou de noite, estacionar o seu carro em qualquer lugar.

Ainda assim, recomendamos que não deixem objetos de valor em carros destrancados ou bicicletas estacionadas sem cadeados.

Em quase toda a ilha há cobertura de telemóvel. Porém, se for se aventurar em trilhos, caminhadas em locais remotos ou aventuras no mar em zonas não vigiadas, recomendamos que comunique alguém sobre o seu destino e atividade.

Boa notícia: nas nossas florestas e trilhos não existem animais e insetos venenosos. Entretanto, em algumas épocas do ano, podem existir águas vivas e caravelas junto à costa. Esteja atento e peça informações a pessoas locais se tiver duvida.

<

Dica: aproveite a viagem e descubra as 3 Ilhas do Triângulo

As ilhas do Triângulo – Faial, Pico e São Jorge – assim denominadas pela sua proximidade geográfica e histórica, são três ilhas muito distintas e  com ligações marítimas regulares durante todo o ano. Assim, com uma única viagem de avião, poderá visitar 2 ou 3 Ilhas por meio de viagens de barco de curta duração.