Mergulho - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Prepare-se para se deslumbrar com a beleza e com a vida do mar dos Açores

Cada vez mais conhecido pelos amantes do mergulho, o arquipélago tem sido destacado nas mais reputadas publicações internacionais da especialidade, como sendo uma paragem obrigatória para a prática de mergulho. 

Tratando-se de uma actividade muito enraizada na ilha do Faial, aqui encontrará várias empresas especializadas que lhe darão acesso aos melhores spots e experiências de mergulho. 

A época para a prática desta actividade estende-se de Abril a Outubro, altura em que as temperaturas do mar se encontram temperadas, o oceano tem excelente visibilidade e é fácil o acesso a uma grande diversidade de lugares seleccionados.

Deste modo poderá escolher entre mergulhos costeiros, em águas-livres/offshore, mergulhos de profundidade, em naufrágios e grutas, existindo sempre opções adaptadas às preferências e ao nível de experiência enquanto mergulhador. 

A vida marinha da nossa costa é exuberante e no Faial poderá ter oportunidade de observar Peixe-Porco (Balistes carolinensis), Meros (Epinephelus marginatus), Vejas (Sparisoma cretense), peixe rainha (Thalassoma pavo), barracudas (Sphyraena viridensis), castanhetas (Chromis limbata), polvos e moreias, udibrânquios coloridos, cavacos, lagostas, entre outras espécies.

Devido à sua centralidade geográfica, a partir do Faial poderá ainda ter acesso a inúmeros outros spots de mergulho nas costas do Pico e de São Jorge. O Triângulo do Açores tem muito para lhe oferecer.

Para além destes mergulhos costeiros, poderá ainda fazer mergulhos offshore especiais como o Mergulho com Jamantas, no Banco Princesa Alice, ou o Mergulho com Tubarões Azuis.

Para realizar o Mergulho é necessário ter certificação. Caso não a tenha, poderá optar pelo snorkeling ou realizar o baptismo de mergulho com uma empresa especializada.

Baptismo de mergulho: se nunca fez Mergulho, aproveite para experimentar aqui no Faial e faça um baptismo de mergulho. Temos lugares perfeitos, localizados em baías tranquilas, com baixa profundidade e muita vida subaquática para observar. O baptismo é uma amostra da atividade de mergulho e é uma experiência segura, realizada e acompanhada por um instrutor certificado.

Observação: Saiba que, para uma maior segurança na prática do mergulho, a ilha do Faial dispõe de uma câmara hiperbárica (que serve todas as ilhas do grupo central) e que está preparada para acorrer em caso de necessidade de descompressão.

1