Varadouro - Discover Faial - Island of Nature & Culture

Viajar para os Açores:

Tudo o que precisa de saber

Varadouro

Varadouro

Um dos mais famosos locais de veraneio da Ilha, com belíssimas piscinas naturais formadas pelo recorte das rochas basálticas de natureza vulcânica. Daqui resultam configurações de rara beleza e encanto, de contraste entre a rocha escura e o azul do mar.

Poderá optar por tomar banho em duas zonas distintas: na piscina natural ou em mar aberto. A primeira conta com uma belíssima baía formada por rochas altas e, a segunda, com uma zona de fundos lindíssimos, ideais para a prática de snorkeling. Além disso, existe uma terceira pequena piscina artificial para crianças, alimentada pela água do mar. A zona balnear tem ainda uma vista magnífica para a encosta escarpada da ilha e para o Morro de Castelo Branco.

Entre as rochas há decks de madeira para banhos de sol e locais para se fixar guarda-sóis. É um dos sítios mais procurados para banhos fora de época (ao longo de todo o ano) por ser geralmente muito seguro, abrigado e possuir infra-estruturas de apoio como balneários, estacionamento e bares e restaurantes nas proximidades. Há um parque de campismo próximo do local.

No Outono e Inverno, é uma região muito bonita e agradável para caminhadas e passeios de bicicleta. Ao chegar ao Varadouro, virando no final para o lado esquerdo, vai encontrar as antigas instalações das Termas do Varadouro (actualmente desactivadas). Aí existe uma praia de pedra rolada e um pequeno porto. Aproveite para dar um passeio por essa zona até chegar às piscinas.

 

Levada